O que é Educação Física
Educação Física para quem não sabe é uma ciência que possui um campo muito vasto, ou seja, o profissional de Educação Física pode atuar em escolas, academias, praças, spa's, hotéis, academias, hospitais entre outros.
A Educação Física ela atua no sentido de prevenção enquanto médicos, fisioterapeutas, entre outros atuam diretamente na instalação das doenças. E isto destaca a Educação Física de outras ciências pois se ela atua como prevenção cabe ao profissional de Educação Física alertar e concientizar a população da importância da prática de Educação Física.
Dando continuidade ao assunto anterior a Educação Física se divide em duas áreas de atuação: Licenciatura e Bacharelado.
A Licentiatura é o Profissional de Educação Física que está habilitado a trabalhar dentro do âmbito escolar, ou seja, quando a Educação Física está inserida como componente curricular e é necessário enfatizar a sua importância, pois o propósito da Educação Física Escolar se diferencia do prpósito da Educação Física fora da Escola.
O Profissional de Educação Física Escolar, tem como obrigação orientar seus alunos sobre a importância da prática Educação Físicar, ensinar e conscientizar através de aulas teóricas e práticas para os educandos sobre os beneficios da prática de exercícios com orientação de um profissional de Educação Física, transmitir conhecimentos teóricos sobre violência no esporte, ensinar a anatomia do corpo, a fisiologia de nosso corpo, o nosso corpo em movimento, diferença entre homens x mulheres e meninos x meninas. Então vimos que o papel do professor de Educação Física Escolar não é de formar atletas como nosso senso-comum constuma pensar e sim de formar cidadãos, através de um simples jogo, de ensinar regras e ensinar as crianças/adolescentes quando tentar burlar as regras. E as aulas devem conter objetivos pois a criança através de qualquer esporte pode alcançar as valências físicas proporcionados pelo professor através dos exercícios planejados e estruturados por ele em seu plano de aula.
A Educação Física Escolar se caracteriza também pela inclusão social, não apenas dos indivíduos excluídos em aula, mas sim pela inclusão dos menos favorecidos (surdos, deficientes físicos, visuais, entre outros).
Já a Educação Física fora da escola e extra-curricular, se caracteriza pelo aperfeiçoamento, seja da melhora da técnica ou da estética do movimento, denominados de tecnicismo, da estética corporal em busca do corpo perfeito, do sentido fechado (só capoeira, so futebol, só natação), ou seja é ligado as necessidades que a sociedade procura, lógicamente seguindo os princípos éticos, de uma maneira justa e saudável para toda a população.
Prof. Ezio Cavaliere